
História da Villa Office
A partir do sonho de duas grandes amigas e companheiras de trabalho por mais de dez anos foi delineado o novo negócio a partir da constatação, no exercício de consultorias e auditorias de sistemas de gestão em empresas de vários segmentos, de que haviam algumas boas oportunidades de negócios.
A primeira foi a de que os profissionais autônomos, como éramos à época, não precisavam necessariamente de escritórios físicos com custos fixos elevados e necessidade de dedicar uma boa parte do tempo produtivo para gerenciar a rotina do dia a dia e a logística do seu funcionamento, uma vez que a maioria das atividades eram desenvolvidas em home office ou nas dependências das empresas clientes.
Somado a isto, percebemos a importância do profissional liberal ter em seu cartão de visita a referência de um ambiente “físico”, um telefone fixo e um endereço comercial interessante para a credibilidade de sua performance no mercado, além do ganho que poderíamos ter profissionalmente com o espaço, como por exemplo contar com um ambiente para desenvolvimento das equipes atendidas e dividir o espaço com os colegas de profissão e outros profissionais do mercado.
Outra oportunidade percebida foi com relação ao grande crescimento que as empresas estavam experimentando naquele período e a importância de contar com espaços extras e maleáveis para a realização de projetos fora do ambiente de trabalho, como seleção de novos profissionais, desenvolvimento de lideranças, cursos, compatibilização de projetos, comemorações, planejamento e avaliação de projetos, reuniões independentes e em locais neutros, além de outros pequenos eventos empresariais. Demandas de uns, oportunidades de outros!
Começamos a perceber também que valores importantes para ambas as sócias poderiam ser incorporados a um negócio gratificante, estimulante e adequado ao nosso perfil: soluções ecológicas no compartilhamento de espaços comuns, a importância do consumo consciente, o aproveitamento de recursos alternativos no mobiliário e adequação de uma construção civil já existente, oportunidade de desenvolvimento de um negócio inovador na região, criar um ambiente humanizado para trabalhar (sem “cara” de escritório convencional), o gosto por receber pessoas e formar parcerias com profissionais da área, além da importância constante do desafio na realização de novos projetos.
A partir daí iniciamos a maratona necessária para análise e consolidação do negócio – pesquisas e pesquisas de mercado, plano de negócios, projetos para o espaço físico atender ao conceito proposto, papéis das sócias, investimentos necessários, desenvolvimento e registro da marca®, contratação de consultorias especializadas em diferentes áreas, buscas de oportunidades e mãos à obra…
Por que o nome de Villa.Office para o nosso negócio? Simples assim: “Vila” (o trocadilho de repetir o “L” foi para combinar com Office e ficar diferente…) de espaço humanizado, acolhedor, agradável e de proximidade com as pessoas, onde é possível conjugar com “Office”, conceito moderno e poderoso que representa um escritório funcional e com toda a infraestrutura de móveis, tecnologias, serviços e facilidades similares aos encontrados nos mais modernos escritórios convencionais.
Os espaços foram preparados ao longo do tempo e, de tempos em tempos, são adequados às novas demandas dos clientes, sempre com a preocupação de prezar pelo profissionalismo e a qualidade do atendimento, sem nos esquecermos da importância que nossos clientes dão à individualidade dos seus contatos e a formalidade nos relacionamentos.
E o retorno após três anos de muito trabalho? Está sendo um prazer enorme passar pelas marcas das estatísticas de sobrevivência das pequenas empresas, exercitar o empreendedorismo e a resiliência diariamente, contar com a grande ajuda de fornecedores competentes, gerar empregos e contribuir com o desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores, gratidão por encontrar pessoas valiosas para ombrear conosco as tarefas do dia a dia (nossos funcionários), além de receber todos os nossos clientes com apreço para que se sintam à vontade e para que a Villa.Office seja sempre percebida como um espaço aconchegante, cuidadoso, organizado e silencioso para proporcionar condições estimulantes de trabalho e provar que lugar de trabalhar pode ser diferente e acolhedor.
Um Refúgio Produtivo – é o que queremos proporcionar a todos os nossos clientes!
Por: Estela Mares R. Pires, sócia-proprietária da Villa Office – Espaço para Negócios